Diário Estelar - Entrada 06: Ringu - The Ring (O Livro vs O Filme)

O LIVRO

"Ringu - The Ring" (O Aviso em Portugal) é um livro de Koji Suzuki publicado pela primeira vez no Japão em 1991.
"Ringu" faz parte de uma trilogia que compreende outros 2 livros, "Rasen - Espiral" (1995) e "Rupu - Loop" (1998). Juntos formam a saga que acompanha a maldição de Sadako Yamamura.

Noutra altura falarei sobre "Rasen" e "Rupu", e agora manter-me-ei focado no primeiro livro da saga.
"Ringu" é pura e simplesmente uma masterclass sobre mistério, terror e suspense. 

Adorei o livro desde a sua surpreendente introdução até à reviravolta final. Escrito com uma confiança e perícia pouco comum, Koji Suzuki consegue representar um mundo pragmático e alicerçado na realidade do Japão industrializado dos anos 80/90 para depois o ir deturpando e polvilhando com elementos fantásticos e sobrenaturais, inserindo pouco a pouco o terror numa outrora simples história de mistério. 
É com este truque de cartola que nos entrega uma experiência intrigante e absorvente que nos mantém agarrados às paginas até ao desfecho.
Guardo este livro num lugar especial na minha prateleira e muito frequentemente regresso a ele com o mesmo fulgor como se o lesse pela primeira vez, pois a história e o modo como está escrita é "fresca" e cativante, nunca se tornando maçadora ou "já li isto e ainda me lembro muito bem".


Do que se trata então "Ringu"?

- AVISO DE SPOLERS -

O enredo começa com a morte de uma, aparentemente, jovem saudável. Sozinha em casa, é encontrada morta com o rosto congelado numa expressão de puro horror. A causa do óbito é simplesmente classificada como paragem cardíaca fulminante.


Entretanto, em simultâneo, morrem outros 3 jovens em circunstâncias idênticas um pouco por toda a cidade.
Esta cadeia de estranhas mortes chama a atenção de um repórter, Kazuyuki Asakawa, tio da rapariga encontrada sem vida em casa.

Asakawa inicia então uma investigação em busca da causa da morte de 4 jovens saudáveis, exactamente à mesma hora.
As suas buscas levam-no a determinar que os jovens se conheciam e que tinham passado uma noite juntos numa cabana num recôndito resort em Hakone.


Sem hesitar, dirige-se para o local e pernoita na mesma cabana escolhida pelas vitimas. Aí, sem saber das consequências das suas acções, encontra e visiona uma casete VHS com um estranho conteúdo.
Apartir desse momento fica amaldiçoado por um misterioso sortilégio que o matará no prazo de 7 dias.

Teria o mesmo acontecido ao grupo de 4 adolescentes? A morte deles parecia comprovar a veracidade da maldição patente naquela cassete.
Com uma semana para descobrir como quebrar o sortilégio que o assombra, Asakawa recorre ao seu único amigo para o ajudar na busca, Ryūji Takayama
Sem hesitar, Ryūji oferece-se para auxiliar Asakawa vendo ele próprio a cassete anónima e contraindo a mesma maldição.

Juntos embarcam numa demanda para descodificar as estranhas imagens do vídeo a fim de descobrirem uma maneira de escaparem à morte que os aguarda em 7 dias.
A investigação leva-os a concluir que o video fora filmado através dos olhos de uma pessoa, e não com uma máquina de filmar, pois identificam que as múltiplas cenas de fundo negro que pontilham a gravação são de facto pálpebras a pestanejar. Concluem também que as imagens haviam sido captadas numa ilha com um vulcão, Oshima.


Na ilha descobrem que em tempos existira uma rapariga que conversava com o oceano, Shizuko Yamamura, e que ganhara poderes telepáticos após resgatar do fundo do mar uma misteriosa estátua da entidade En no Ozuno.
Shizuko rapidamente ganhou uma infame notoriedade na ilha, atraíndo curiosos de todo o Japão. Um desses indivíduos viria a tornar-se seu agente e amante, o Dr. Heichachiro Ikuma.

Juntos tiveram 2 filhos, um menino que morrera quatro meses após o nascimento e uma menina, Sadako Yamamura.
Em busca de fama e fortuna, Shizuko e Ikuma partem para o continente para exibir os dons telepáticos da mulher, deixando Sadako com a família na ilha. Mas a incursão pelo mundo do espectáculo não é bem sucedida e o casal acaba por ser rotulado como fraudes.

Regressada a Oshima, envergonhada e desolada, Shizuko suicida-se atirando-se para dentro do vulcão local, deixando a filha orfã com a tia. O pai, Ikuma, acaba por ser internado num sanatório com tuberculose, desaparecendo tal como a mulher.

Sadako cresce e ingressa numa companhia de teatro, onde tenta singrar como actriz mas a sua inaptidão social acaba por segregá-la dos restantes colegas actores.
É durante esta juventude que a rapariga entra em contacto com os poderes mentais que herdara da mãe, matando inadvertidamente quatro companheiros através de uma gravação da sua voz.

De novo em fuga, Sadako decide visitar o pai no sanatório onde convalesce. Aí, é violada por um jovem médico, Nagao Jotaro portador, da derradeira estirpe de varíola e é exposta como sendo hermafrodita, possuidora de ambos os sexos.

Num acto de violência e vergonha, Nagao mata Sadako e atira o seu corpo para dentro de um poço adjacente ao sanatório.
Muitos anos mais tarde o sanatório é demolido e um novo empreendimento é construído no seu lugar, nomeadamente o resort turístico de Hakone onde se situa a cabana com a cassete VHS amaldiçoada.

Fora o espírito inquieto de Sadako, em conjunto com os seus poderes telepáticos, que no decurso de vários anos no interior do poço sob a cabana fora imprimindo na fita magnética da fatídica cassete a maldição que ceifava a vida de quem a visionasse. 


E mais, como Nagao, o homem que violara Sadako antes de a matar, era portador do vírus da varíola, a rapariga morrera com a doença no seu organismo. Num retorcido humor do destino, o espírito de Sadako unira-se com a essencia da varíola e criara uma maldição semelhante a um vírus, espalhando-se tal doença através de todos com os quais entrasse em contacto.

Numa corrida contra o tempo, Asakawa e Takayama regressam à cabana e descobrem os restos mortais de Sadako no fundo do poço. Num esforço de quebrarem a maldição devolvem as ossadas da jovem à restante família para que repousasse em paz.



No climático desfecho, quando ambos os homens pensam já ter solucionado o sortilégio, Takayama morre subitamente às mãos do terror inominável ao fim dos 7 dias do prazo. Mas Asakawa não. Porquê? O que fizera ele de diferente do companheiro para escapar à morte?
Uma cópia. No decurso da investigação duplicara a cassete VHS. O sortilégio premiava quem propagasse a maldição como um vírus. Acidentalmente Asakawa solucionara o enigma de Sadako e sobrevivera. Mas com que custo?


E é assim que termina o livro, pendente num fim aberto que tem continuação na restante trilogia.

O FILME

 


Em 1998 o livro foi adaptado ao cinema por Hideo Nakata num filme que viria a tornar-se um fenómeno mundial. Foi esta película que inseriu na cultura comercial o chamado J-Horror, o tipo de terror asiático que se fazia por terras do Sol-Nascente.
A par de "Ju-On", "Ringu" foi a película que mais contribuiu para disseminar a cultura do cinema fantástico asiático pelo mundo, iniciando uma febre de filmes do género. Exemplos de obras relevantes foram "Marebito", "Uzumaki - Spiral", "Dark Water", "Kairo - Pulse", "A Tale of Two Sisters" e "Premonition".

Em 2002 "Ringu" viria a ser adaptado ao público ocidental no remake "The Ring - O Aviso" de Gore Verbinski e com Naomi Watts no principal papel.
Sim, Naomi Watts, uma mulher protagonista.

 
Mas a personagem principal de "Ringu" não era um homem, o jornalista Asakawa?

2002, the ring, naomi watts

Certamente. Esta é uma das muitas diferenças entre o livro e o filme, o que nos leva à próxima secção:
 
LIVRO vs FILME
 
O enredo de ambas as películas é semelhante mas varia em diversos pontos chave:
 
  • No livro a personagem principal é um homem chamado Kazuyuki Asakawa, jornalista. No filme é uma mulher chamada Reiko Asakawa, uma repórter de TV.

  • Kazuyuki é casado e tem uma filha. Reiko é divorciada e tem um filho.

 
  • No livro Ryūji é o melhor amigo de Kazuyuki. No filme é o ex-marido de Reiko.

  • No livro a morte das vítimas é provocada por um terror interno que as leva a um pavor tal que os seus corações param espontaneamente. No filme é a figura física de Sadako que aparece para matar os infelizes tocados pela maldição.
  • No livro nunca é referida uma aparição material de Sadako.

  • Ryūji no filme possui uma perceção extrassensorial. No livro não.

  • Na versão literária o verdadeiro vilão é o vírus da varíola misturado com o espírito de Sadako. No filme é Sadako em si a verdadeira antagonista.
 
  • Sadako é morta pelo pai no filme. No livro é morta pelo médico que a viola, Nagao.

  • Não existe qualquer referência ao facto de Sadako ser hermafrodita no filme.

  • Sadako não tem qualquer irmão no filme. No livro é sabido que teve um irmão que morreu aos 4 meses.

  • Na cena inicial do filme estão 2 raparigas presentes na casa onde ocorre a primeira das mortes. No livro, a sobrinha de Asakawa morre sozinha.

  • A cassete VHS amaldiçoada tem uma duração de aproximadamente 20 minutos no livro. No filme tem 1 minuto. O seu conteúdo também é bastante diferente.

  • A clássica cena de Sadako a rastejar para fora da televisão não existe no livro.

  • No filme é Sadako que prevê a erupção do vulcão da ilha natal. No livro é a sua mãe, Shizuko.

  • O poço do livro é mais descrito como um amontoado de pedras, e não uma estrutura circular.

  • No livro Sadako morre ao cair no poço. No filme sabe-se que sobreviveu durante 33 na escuridão.

 
VEREDICTO:
 
Apesar das diferenças entre as obras considero que ambas são excelentes e transmitem a mesma qualidade horrorífica e bizarra. "Ringu", o livro é um dos meus favoritos e o filme também está no pódio das minhas películas de terror prediletas.
 
Recomendo tanto um meio como o outro para experienciarem esta obra fantástica.
 
NOTA FINAL:
 
5 Sortilégios Sinistros
 
 

Comentários

  1. Muito bem feito, meu irmão. Agora tens de cobrir também a "fantástica" e "fenomenal" sequela americana...

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